Causas e Fatores de Risco

Quais são as causas e fatores de risco de artrite reumatóide?

A causa da artrite reumatóide é desconhecida. Embora haja suspeita que agentes infeciosos, tais como vírus, bactérias e fungos, a possam causar não há provas que algum deles a cause. A causa da artrite reumatóide é uma área de pesquisa muito ativa no mundo inteiro. Acredita-se que a tendência para desenvolver artrite reumatóide possa ser herdada geneticamente (hereditária). Foram identificados certos genes que aumentam o risco da artrite reumatóide. Suspeita-se também que certos tipos de infeções ou fatores do meio ambiente possam desencadear a ativação do sistema imunitário em indivíduos suscetíveis. Este sistema imunitário mal direcionado ataca então, os tecidos do próprio corpo. Isto leva a uma inflamação nas articulações, e por vezes a uma inflamação em vários órgãos do corpo, tais como pulmões e olhos.

Não se sabe o que desencadeia o aparecimento da artrite reumatóide. Independentemente do que a desencadeia, o resultado é um sistema imunitário que está preparado para causar a inflamação das articulações e, ocasionalmente, a inflamação de outros tecidos do corpo. As células do sistema imunológico, chamadas linfócitos, são ativadas e mensageiros químicos (as citoquinas, tais como as do fator de necrose tumoral/TNF, interleucina-1/IL-1 e interleucina-6/IL-6) manifestam-se nas áreas inflamadas.

Os fatores ambientais também parecem desempenhar algum tipo de papel na causa da artrite reumatóide. Por exemplo, os cientistas referiram que fumar tabaco, ter exposição à sílica mineral, e ter uma doença periodontal crónica pode aumentar o risco de desenvolvimento da artrite reumatóide.